RESUMOS DESCRITIVOS DOS GRUPOS DE TRABALHO - GT's
GT 01 - Juventude e políticas
educacionais
Coordenação: Profª Dra
Rosicleide Melo - UNIVASF (C. C. SOCIAIS)
O GT propõe discutir temas
relacionados à juventude e educação. Recebe trabalhos que analisem o cenário
atual no que se refere às políticas públicas educacionais voltadas para este
segmento, bem como o papel do Estado em relação à formulação, implementação e
avaliação de políticas. Trabalhos teóricos e resultados de pesquisas serão
bem-vindos no GT.
GT 02 - Religião, religioso e
religiosidade
Coordenação: Prof. Dr. Delcides Marques - UNIVASF (C. C. SOCIAIS)
A proposta do Grupo de Trabalho "Religião, religioso e religiosidade"
pretende proporcionar um espaço de debate sobre questões religiosas no mundo
contemporâneo. Três eixos reflexivos orientarão nossas atividades. Em primeiro
lugar, interessam aquelas abordagens que tratem dos diversos conceitos e
teorias acerca da definição de religião. Desse modo, poderemos abordar a noção
de religião do ponto de vista de suas construções históricas e discursivas. Em
segundo lugar,serão bem-vindos trabalhos que tratem da esfera religiosa em
relação de conflito com a política, ciência, educação e/ou gênero; e também de
embates entre as próprias religiões. Com isso poderemos repensar a velha
distinção e autonomia das esferas da vida social defendida pela modernidade.
Por fim, pesquisas relativas às diversas formas de experiências religiosas
também fazem parte das possibilidades de debate que instigam a presente
articulação. Dessa vez, será possível considerar a importância da religiosidade
enquanto expressão da vida religiosa ou até mesmo repensar os termos pelos
quais essas experiências são retratadas no próprio conceito de religiosidade.
GT 03 - Desigualdades em matizes: educação,
trabalho e cultura
Coordenação: Prof.
Dr. Cláudio de Almeida - UNIVASF (C. C. SOCIAIS)
A
tentativa de compreensão e combate das desigualdades sociais pode ser tomada
como uma das preocupações centrais que nortearam o desenvolvimento da
sociologia. Originariamente, a temática das desigualdades sociais foi
compreendida como ligada às apropriações e expropriações decorrentes do modo de
produção capitalista. Em contrapartida, o mundo contemporâneo tem se
constituído como um momento crucial no qual as desigualdades passaram a ser
compreendidas a partir de múltiplos olhares, donde emergiram preocupações com
outras formas de dominação: a dominação masculina, a dominação étnica, a
dominação heteronormativa e outras. O
objetivo deste grupo de trabalho é justamente constituir um espaço no qual
estas múltiplas formas de desigualdade possam ser discutidas, tanto em suas especificidades
quanto em suas articulações. Inaugurado na primeira edição da Semana de
Ciências Sociais, este GT constitui-se como um laboratório de análise das
desigualdades sociais no Vale do São Francisco. Serão esperados trabalhos que
abordem a temática das desigualdades sociais a partir de diferentes
perspectivas, como as de gênero, raça e classe.
GT 04 - Identidades em Corpos e Lugares
Coordenação: Profª Dra Luciana Duccini – UNIVASF (C. C. SOCIAIS)
Profª Dra Roberta Mélo – UNIVASF (C. EDU. FÍSICA)
Profª Dra Roberta Mélo – UNIVASF (C. EDU. FÍSICA)
Este GT visa dar continuidade às discussões iniciadas na II
Semana de Ciências Sociais UNIVASF sobre as relações de práticas corporais e
lugares com os processos identitários, sejam individuais ou coletivos.
Gostaríamos de abrigar trabalhos que considerem o corpo ou o lugar tanto como
expressão de relações sociais e políticas, em seus aspectos simbólicos,
religiosos, estéticos e históricos, quanto como produtores de tais âmbitos.
Devido à interdisciplinaridade que os temas corpo, identidade e lugar abrangem,
pensamos este GT como um espaço de troca de experiências teóricas e
metodológicas de diferentes áreas e convidamos para discussão trabalhos que
tratem os temas em suas relações com gênero, raça e etnicidade, estética, saúde
e ocupação do espaço.
GT 05 - A “questão das
drogas”
Coordenação: Prof.
Me. José Hermógenes Moura da Costa – UNIVASF (C. C. SOCIAIS)
Esse grupo de trabalho pretende constituir-se em espaço
privilegiado para a exposição de reflexões acerca da complexidade do fenômeno do
consumo de substâncias psicoativas. Abordagens mais amplas da chamada ‘questão
das drogas’, que considerem o perfil dos usuários, seus hábitos, práticas e
representações, os contextos e modalidades de consumo, mas também o universo
das pessoas e instituições que oferecem atenção à saúde dos usuários, assim
como os desafios da Escola no enfrentamento dessa questão.
GT 06 - Educação
contextualizada: perspectivas curriculares para a Educação Básica
Coordenação:
Profª Ma. Vanderléa Andrade - UNIVASF (C. C. SOCIAIS)
Prof. Me. Adelson Dias - UNIVASF (C. C. SOCIAIS)
Com o
intuito de debater a concepção de educação inovadora, que possibilita a
construção da escola num espaço significativo, prazeroso e de
exercício efetivo da cidadania,
é que se propõe a realização do Grupo de trabalho, justificando assim a sua
constituição. Leva-se em consideração a desconstrução da ideia de educação como
pacote a ser aplicado e passa a se constituir como uma construção coletiva e
possibilidade de quebra de paradigmas no sentido de repensar as práticas
pedagógicas desenvolvidas e sua relação com o contexto, implicando de forma
incisiva na proposição de um novo currículo e proposta político pedagógica. A
necessidade de atentar-se ao processo de formação docente que possibilite
articular os diversos conhecimentos trazidos pelo aluno dentro e fora da sala
de aula, apontadas na concepção dos pilares da educação para o novo século,
devendo emergir e embasar a prática deste professor na atualidade
possibilitando dessa maneira a articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
Podem ser inseridas ao GT apresentações de trabalhos acadêmicos e/ou relatos de
experiência que tenham vinculação com a discussão da formação docente,
reorientação curricular e práticas de ensino contextualizadas voltadas para a
Educação Básica.
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