Grupo de trabalho (GT's)

RESUMOS DESCRITIVOS DOS GRUPOS DE TRABALHO - GT's


GT 01 - Juventude e políticas educacionais
Coordenação: Profª Dra Rosicleide Melo - UNIVASF (C. C. SOCIAIS)

O GT propõe discutir temas relacionados à juventude e educação. Recebe trabalhos que analisem o cenário atual no que se refere às políticas públicas educacionais voltadas para este segmento, bem como o papel do Estado em relação à formulação, implementação e avaliação de políticas. Trabalhos teóricos e resultados de pesquisas serão bem-vindos no GT.

GT 02 - Religião, religioso e religiosidade
Coordenação: Prof. Dr.  Delcides Marques - UNIVASF (C. C. SOCIAIS)

A proposta do Grupo de Trabalho "Religião, religioso e religiosidade" pretende proporcionar um espaço de debate sobre questões religiosas no mundo contemporâneo. Três eixos reflexivos orientarão nossas atividades. Em primeiro lugar, interessam aquelas abordagens que tratem dos diversos conceitos e teorias acerca da definição de religião. Desse modo, poderemos abordar a noção de religião do ponto de vista de suas construções históricas e discursivas. Em segundo lugar,serão bem-vindos trabalhos que tratem da esfera religiosa em relação de conflito com a política, ciência, educação e/ou gênero; e também de embates entre as próprias religiões. Com isso poderemos repensar a velha distinção e autonomia das esferas da vida social defendida pela modernidade. Por fim, pesquisas relativas às diversas formas de experiências religiosas também fazem parte das possibilidades de debate que instigam a presente articulação. Dessa vez, será possível considerar a importância da religiosidade enquanto expressão da vida religiosa ou até mesmo repensar os termos pelos quais essas experiências são retratadas no próprio conceito de religiosidade.

GT 03 - Desigualdades em matizes: educação, trabalho e cultura
Coordenação: Prof. Dr. Cláudio de Almeida - UNIVASF (C. C. SOCIAIS)

A tentativa de compreensão e combate das desigualdades sociais pode ser tomada como uma das preocupações centrais que nortearam o desenvolvimento da sociologia. Originariamente, a temática das desigualdades sociais foi compreendida como ligada às apropriações e expropriações decorrentes do modo de produção capitalista. Em contrapartida, o mundo contemporâneo tem se constituído como um momento crucial no qual as desigualdades passaram a ser compreendidas a partir de múltiplos olhares, donde emergiram preocupações com outras formas de dominação: a dominação masculina, a dominação étnica, a dominação heteronormativa e outras.  O objetivo deste grupo de trabalho é justamente constituir um espaço no qual estas múltiplas formas de desigualdade possam ser discutidas, tanto em suas especificidades quanto em suas articulações. Inaugurado na primeira edição da Semana de Ciências Sociais, este GT constitui-se como um laboratório de análise das desigualdades sociais no Vale do São Francisco. Serão esperados trabalhos que abordem a temática das desigualdades sociais a partir de diferentes perspectivas, como as de gênero, raça e classe.
GT 04 - Identidades em Corpos e Lugares 
Coordenação: Profª Dra Luciana Duccini – UNIVASF (C. C. SOCIAIS)
                          Profª Dra Roberta Mélo – UNIVASF (C. EDU. FÍSICA)

Este GT visa dar continuidade às discussões iniciadas na II Semana de Ciências Sociais UNIVASF sobre as relações de práticas corporais e lugares com os processos identitários, sejam individuais ou coletivos. Gostaríamos de abrigar trabalhos que considerem o corpo ou o lugar tanto como expressão de relações sociais e políticas, em seus aspectos simbólicos, religiosos, estéticos e históricos, quanto como produtores de tais âmbitos. Devido à interdisciplinaridade que os temas corpo, identidade e lugar abrangem, pensamos este GT como um espaço de troca de experiências teóricas e metodológicas de diferentes áreas e convidamos para discussão trabalhos que tratem os temas em suas relações com gênero, raça e etnicidade, estética, saúde e ocupação do espaço.

GT 05 - A “questão das drogas”
Coordenação: Prof. Me. José Hermógenes Moura da Costa – UNIVASF (C. C. SOCIAIS)

Esse grupo de trabalho pretende constituir-se em espaço privilegiado para a exposição de reflexões acerca da complexidade do fenômeno do consumo de substâncias psicoativas. Abordagens mais amplas da chamada ‘questão das drogas’, que considerem o perfil dos usuários, seus hábitos, práticas e representações, os contextos e modalidades de consumo, mas também o universo das pessoas e instituições que oferecem atenção à saúde dos usuários, assim como os desafios da Escola no enfrentamento dessa questão. 

GT 06 - Educação contextualizada: perspectivas curriculares para a Educação Básica
Coordenação: Profª Ma. Vanderléa Andrade - UNIVASF (C. C. SOCIAIS)
                          Prof. Me. Adelson Dias - UNIVASF (C. C. SOCIAIS)

Com o intuito de debater a concepção de educação inovadora, que possibilita a construção da escola num espaço significativo, prazeroso e de exercício efetivo da cidadania, é que se propõe a realização do Grupo de trabalho, justificando assim a sua constituição. Leva-se em consideração a desconstrução da ideia de educação como pacote a ser aplicado e passa a se constituir como uma construção coletiva e possibilidade de quebra de paradigmas no sentido de repensar as práticas pedagógicas desenvolvidas e sua relação com o contexto, implicando de forma incisiva na proposição de um novo currículo e proposta político pedagógica. A necessidade de atentar-se ao processo de formação docente que possibilite articular os diversos conhecimentos trazidos pelo aluno dentro e fora da sala de aula, apontadas na concepção dos pilares da educação para o novo século, devendo emergir e embasar a prática deste professor na atualidade possibilitando dessa maneira a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Podem ser inseridas ao GT apresentações de trabalhos acadêmicos e/ou relatos de experiência que tenham vinculação com a discussão da formação docente, reorientação curricular e práticas de ensino contextualizadas voltadas para a Educação Básica.
 




 




Nenhum comentário:

Postar um comentário